Inicia-se um projecto ambicioso de reflorestação, num vale isolado da Serra da Estrela.

Apenas há uma geração que temos tomado consciência da necessidade de fixar mais carbono do que aquele que libertamos com a queima desenfreada de madeira e hidrocarbonetos - não só queimamos as florestas que existem à superfície do planeta, como extraímos mais carbono do subsolo para queimar e desestabilizar por completo o sistema atmosférico global.

Muitos vivem tranquilos na (santa) ignorância da destruição que causam com o despejo de lixo, com a queima de combustíveis e com a destruição do ambiente.

Alguns, porém, têm consciência da situação e da responsabilidade colectiva e individual que têm sobre a correcção dos estragos e a inversão da tendência destrutiva.

Esta é a minha contribuição.

O projecto ‘Candeeira Verde’

  • o Impulso.

    A ideia de reflorestar o Vale da Candeeira não nasceu de um momento só - foi crescendo lentamente a partir da conjugação de várias ideias.

    De onde surgiu a ideia de reflorestar este vale, e que condições tem, que o tornam ‘especial’ e que possibilita a concretização de um projecto tão ambicioso.

  • o Crescimento.

    Para concretizar um sonho, é necessário definir objectivos.

    Até o mais longo caminho começa com um passo. A definição dos objectivos e traçar o caminho a seguir é indispensável - para um projecto tão abrangente é importante esquematizar as fases do projecto.

    De um projecto, cujos ingredientes principais são a persistência, a paciência e o tempo.

    A regeneração da floresta infelizmente não é espontânea, por isso o projecto tem intervenções planificadas, limitações, riscos, dependências e um cronograma.

  • o Resultado.

    A Natureza tem uma capacidade regeneradora incrível, mas o ‘estado zero’ não permite avançar. Temos esperança que este impulso será decisivo para a Natureza conseguir continuar o caminho que o Homem interrompeu.

A ciência por trás do projecto.

Alguns conceitos e conhecimentos sobre assuntos relacionados com o projecto Candeeira Verde.

O projecto Candeeira Verde tem uma página dedicada, no facebook, com notícias, fotografias dos trabalhos de campo e do estado do viveiro e anuncios dos eventos calendarizados.

Acompanhe estes pormenores aqui: página do Projecto no facebook.